Chega ao fim a ICCyber 2012

warning: strpos() expects parameter 1 to be string, array given in /home/iccyber/www/sites/all/themes/iccyber2012/templates/node.tpl.php on line 21.

Plenária sobre segurança cibernética na Copa do Mundo e Olimpíadas fecha a nona edição da ICCyber

ICCyber 2012

Dez palestras fecharam o terceiro dia de conferência da IX ICCyber. Os participantes assistiram apresentações sobre a Atuação da Polícia Federal em Segurança Cibernética, sobre Combate a Crimes Cibernéticos no Reino Unido, além de palestras com importantes figuras do mundo cibernético, entre elas: Richard Boscovich, Executivo da Microsoft e Bryan Willet, Agente especial do FBI.

No entanto, o grande destaque do dia foi a plenária de encerramento. Comandada por Jorge Ricardo de Oliveira, da Coordenação de TI da Secretaria de Segurança em Grandes Eventos do Ministério da Justiça - SESGE/MJ, a palestra Sistema Integrado de Comando e Controle para Grandes Eventos, atraiu a atenção de todos e discutiu como será a coordenação da segurança tecnológica durante os eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos: Copa do Mundo/2014 e Jogos Olímpicos/2016.

Oliveira destacou a importância do que será deixado para o país após os jogos. “Quis mostrar que a SESGE, em conjunto com diversos órgãos públicos, está trabalhando e produzindo soluções tecnológicas para esses grandes eventos. No entanto, o mais importante é que não se acaba nos jogos. Tudo ficará para o país de forma indeterminada, gerando um legado importante”, disse.

Ao todo, as mais de 700 pessoas, de 13 países diferentes, que passaram pelo Royal Tulip Hotel, tiveram a oportunidade de acompanhar as cerca de 50 atividades distribuídas entre palestras, plenárias, minicursos, desafios forense e ICOFCS (International Conference on Forensic Computer Science), que apresenta estudos voltados, dentre outras áreas, à Inteligência Artificial aplicada à Perícia Forense. Este ano foram 12 trabalhos submetidos. Além disso, o público presente teve a oportunidade de conhecer soluções desenvolvidas por empresas do ramo, que ficaram expostas no ExpoCyber, durante os três dias.

Ao final do evento, a organização do evento apresentou a Carta da ICCyber 2012 trazendo algumas conclusões importantes: que se faz necessário um imediato planejamento de ações voltadas à conscientização dos usuários quanto às medidas comportamentais a serem adotadas no âmbito familiar, que proporcionem uma navegação segura e livre do alcance dos criminosos que atuam na internet, especialmente ao se considerar o alcance da pornografia infantil e pedofilia no mundo virtual e suas inovações táticas e técnicas.

Outro tema bastante discutido durante a ICCyber, foi sobre a importância de uma definição de marcos legais condizentes com a atual importância da tecnologia na vida contemporânea, e o incremento dos mecanismos de segurança no mundo virtual, a serem materializados na aprovação, pelo Congresso Nacional, do Marco Civil da Internet no Brasil, alinhado à tipificação explícita, no Código Penal brasileiro, das condutas criminosas na esfera virtual, em suas diversas variantes. Tal necessidade se agrava em virtude da realização de grande eventos esportivos no Brasil nos próximos anos, atraindo ao nosso País a atenção internacional, inclusive daquela parcela de conotação eminentemente criminosa.

Nos próximos dias, serão disponibilizados no site do evento, as apresentações e artigos exibidos e discutidos na ICCyber 2012.