Ajustar texto: T . T . T
Bot transforma smartphone em zumbi
Autor: James Della Valle, de INFO Online em 17/07/2009
SÃO PAULO – Dispositivos móveis com a plataforma Symbian OS correm o risco de serem infectados com o novo spam bot SYMBOS_YXES.B.

A ameaça se comporta como uma aplicação legítima, a ACSServer.exe, também conhecida como Sexy Space. Segundo a Trend Micro, uma vez no controle do aparelho, ela é responsável por roubar dados como identificação do telefone, da rede e estatísticas de uso. Em seguida, o código passa a monitorar a conexão com a web para enviar spam aos cadastrados na lista de contatos.

O material das mensagens vem de website acessado discretamente pelo aparelho, o que caracteriza a formação de uma botnet de smartphones.

A questão é que todos os aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional são obrigados a passar pelo processo de certificação da Fundação Symbian, que deve identificar tais ameaças antes que elas cheguem ao mercado.

A única solução encontrada até o momento consiste na atualização do sistema de segurança do aparelho para que ele possa detectar e apagar o YXES.B.
Versão para impressão Enviar esta notícia por e-mail Criar PDF deste artigo