O Evento

A ABEAT - Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia tem a satisfação de promover a V Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2008).

Este megaevento tem o apoio e colaboração técnica do Departamento de Polícia Federal, através da Diretoria Técnico-Científica do Instituto Nacional de Criminalística por meio do Serviço de Perícias em Informática (SEPINF).

A Polícia Federal da Austrália (AFP) e o Federal Bureau of Investigation - FBI/USA, são apoiadores e colaboradores fundamentais, tanto na formatação do conteúdo como no suporte institucional no convite para participação dos demais organismos e polícias internacionais.

A ICCyber é um dos mais importantes eventos de tecnologia e perícias em informática existentes na América Latina, contando com uma agenda completa com palestras de conteúdo técnico-científico, assim como uma programação estruturada por Peritos Criminais Federais da área de Informática, de renomados especialistas e consultores, acadêmicos de diversas universidades brasileiras e internacionais, de executivos de importantes corporações de base tecnológica, além de instituições de representação da sociedade civil brasileira e internacional.

No ano de 2008, o Evento ocorrerá simultaneamente com a III Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2008), constituída por apresentações de artigos técnico-científicos submetidos por conferencistas e previamente selecionados por uma Comissão Técnica de Avaliação, e com a II Conferência Internacional de Treinamento e Exposição do Capítulo Brasília da HTCIA (IBTCE 2008).

Em 2008, são esperados mais de 800 participantes de várias partes do Brasil e do exterior, que comparecem para aproveitar a possibilidade de intercâmbios técnicos e científicos entre peritos e outros profissionais envolvidos em atividades correlatas, como investigadores, cientistas da computação e juristas atuantes nesta área. A ICCyber é um evento internacional de grande porte, aberto a conferencistas de qualquer parte do mundo, sujeito apenas a prévia análise de participação por parte do Comitê Organizador.

Além de todas as possibilidades de relacionamento, a Conferência também é considerada uma ferramenta de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico, através da participação efetiva dos peritos criminais e de outros policiais brasileiros e estrangeiros, além de técnicos e representantes da sociedade, promovendo uma aproximação maior com outras comunidades da computação, da justiça e da sociedade forense que tenham seu foco no combate aos crimes cibernéticos.

A necessidade de estreitar o relacionamento com organismos internacionais, como a "Rede 24/7" e a Interpol, bem como com a comunidade científica internacional das áreas correlatas, foi um dos principais fatores a motivar o surgimento desta iniciativa. O objetivo é implantar um sistema ágil de cooperação policial internacional específico para o combate aos crimes cibernéticos, principalmente daqueles que têm efeitos em vários países.

Em 2008, a V Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2008) acontecerá nos dias 24 a 26 de setembro de 2008 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Todos os participantes poderão ter acesso a tradução gráfica do conteúdo programado nos idiomas português e inglês, havendo, também, tradução simultânea das palestras, à disposição dos conferencistas. Os palestrantes poderão proferir suas palestras em qualquer um desses idiomas. Além disso, todas as apresentações que ocorrerem durante a Conferência serão publicadas nos anais da ICCyber 2008.

Haverá ainda, na ocasião, atividades de relacionamento e entretenimento, com coquetéis e coffee breaks, oportunidades especiais de troca de informações e conhecimento entre os conferencistas.

O primeiro ICCyber aconteceu em Brasília em setembro de 2004, contando com mais de 600 participantes de 21 países. A segunda e a terceira conferências subseqüentes foram realizadas em dezembro de 2005 e novembro de 2006, respectivamente. E em 2007, durante os dias 26 a 28 de setembro ocorreu a quarta edição.

Objetivos da Conferência

A ICCyber se tornou um foro internacional de discussão onde polícias, profissionais de informática forense e pesquisadores de todas as partes do mundo podem apresentar seus mais recentes resultados de pesquisa e investigação em todos os aspectos relacionados aos crimes cibernéticos e a informática forense. Além de sessões técnicas com a apresentação de artigos, a Conferência oferece, também, seminários, treinamentos, apresentações comerciais e exibições.

Em 2008 a V Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber), tem por objetivo apresentar e discutir novas técnicas, ferramentas, pesquisas e desenvolvimentos na perícia, combate e investigação aos crimes cibernéticos.

Além disso, o evento tem as seguintes metas:

  • Promover a cooperação internacional e estratégica entre as polícias, universidades, centros de pesquisa e os praticantes de computação forense, visando a contínua troca de experiências e conhecimentos;
  • Promover a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de computação forense;
  • Promover discussões, buscando aperfeiçoar as legislações relativas aos crimes cibernéticos, em âmbitos nacional e internacional;
  • Promover treinamentos em técnicas, métodos, processos e ferramentas relacionados à computação forense.

Estrutura do evento

A ICCyber é uma conferência internacional única em perícias de informática. É onde se reúnem profissionais de tecnologia, computação forense, policiais e pesquisadores de todas as partes do mundo. A edição 2008 será composta de três eventos principais:

V Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2008)

  • Conferência principal;
  • Sessões plenárias;
  • Discussões informais;
  • Oportunidades de networking;
  • Apresentação do melhor artigo (Best Paper Award).

III Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2008)

  • Apresentações de trabalhos científicos previamente encaminhados;
  • Poster sessions;
  • Apresentação do melhor artigo (Best Paper Award).

II Conferência Internacional de Treinamento e Exposição do Capítulo Brasília da HTCIA (IBTCE 2008)

  • Workshops;
  • Treinamentos práticos (hands on);
  • Exposição de produtos, soluções e melhores práticas.

Para se inscrever clique aqui