Introdução

O uso da Internet cresce muito rapidamente, inclusive para aplicações comerciais envolvendo grandes quantidades de valores financeiros em incontáveis transações realizadas a todo instante. Lembre-se que não há fronteiras que possam limitar essas operações nem todos os contatos feitos por meio do espaço cibernético. Este ambiente se tornou extremamente propício para o surgimento e o crescimento dos chamados crimes cibernéticos, principalmente devido à possibilidade do anonimato de seus usuários, à facilidade de uso da grande rede e à sua conexão com todo o mundo.

Dessa forma, para que o combate a esses crimes possa ser eficaz e também eficiente, principalmente quando são praticados ou têm efeitos em vários países, é necessário um mecanismo de cooperação internacional composto por instituições organizadas e estruturadas para esse fim. Além disso, é importante fomentar a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito da perícia de Informática.

A ICCyber 2006, III Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos, é promovida e coordenada pela Diretoria Técnico-Científica do Departamento de Polícia Federal, por meio do Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística. A Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos teve a sua primeira edição em setembro de 2004, em Brasília, sendo esta portanto sua 3ª edição.

Neste ano a ICCyber acontecerá nos dias 6 a 8 de novembro de 2006 no Blue Tree Brasília, em Brasília/DF e será realizada juntamente com a “First International Conference on Forensic Computer Science (ICoFCS 2006)”. A ICoFCS é um evento científico especializado, criado com a finalidade de abordar especificamente as questões científicas da perícia criminal, tendo como principal objetivo incentivar a comunidade científica a direcionar as suas atividades de pesquisas para a Ciência da Computação Forense.

Todo o conteúdo do evento terá tradução gráfica nos idiomas português, inglês e espanhol, havendo também tradução simultânea das palestras à disposição para todos os conferencistas. Os palestrantes poderão também proferir suas palestras em qualquer um desses idiomas. Todos os trabalhos apresentados na Conferência serão publicados nos Anais da conferência.

Cerca de 4/5 dos artigos apresentados também serão publicados na revista científica “The International Journal of Forensic Computer Science (IJoFCS)”.

Durante todo o evento, haverá atividades de relacionamento e entretenimento, com coquetéis e coffee breaks especiais.